Ultrapassar os Dois Centrais

Objetivos:

1. Melhorar a capacidade de desmarcação (de rutura ou de apoio);
2. Melhorar a receção da bola;
3. Melhorar o “último passe”, para o pé ou para o espaço;
4. Melhorar a capacidade de ultrapassar os defesas;
5. Melhorar a capacidade de jogar com um companheiro;
6. Melhorar a capacidade de finalização;
7. Melhorar a contenção defensiva; 8. Melhorar a cobertura defensiva.

Organização:

a) (1+2)x2+GR; b) No corredor central de um meio-campo.

Descrição:

O Treinador, colocado num dos corredores laterais, passa a bola para o atacante que se encontra dentro do círculo central. Este recebe a bola e sem sair do círculo central, passa-a para um dos atacantes que estão dentro do espaço de jogo (retângulo junto à grande área no corredor central), que se desmarcam para receber a bola no pé ou no espaço vazio. Depois de receber a bola, deve combinar com o seu companheiro de forma a conseguirem ultrapassar os dois defesas da equipa adversária e tentarem marcar golo na baliza regulamentar defendida pelo Guarda-Redes.

Esquema:

Ultrapassar os Dois Centrais

Regras:

1. Depois do Treinador iniciar a jogada os atacantes têm 10 segundos para ultrapassarem os defesas e marcarem golo; 2. Os atacantes só podem sair do espaço de jogo pela linha da grande área e em direção à baliza; 3. Os defesas só podem defender dentro do espaço de jogo.

Progressão:

Numa fase mais adiantada do exercício, o atacante que recebe a bola no círculo central, após o passe para um dos seus colegas dentro do espaço de jogo, movimenta-se para esse espaço de forma a criar uma situação de 3×2+GR.

Aspetos Fundamentais:

1. Qualidade da receção da bola; 2. Boa leitura da desmarcação dos companheiros; 3. Desmarcação de apoio ou de rutura de acordo com a movimentação dos defesas; 4. Velocidade de decisão e de execução; 5. Marcar golo; 6. Evitar serem ultrapassados pelos atacantes; 7. Realizar boas coberturas defensivas; 8. Evitar o golo dos atacantes.


ADD IT TO YOUR NOTEBOOKS!

You need to login or register to bookmark/favorite this content.


YOU CAN BE INTERESTED IN

Bookmarked By

By TacticalPedia

The most comprehensive Encyclopedia for Football Coaching From Coaches to Coaches

Leave a Reply